terça-feira, 18 de setembro de 2007

1/2 mês, 2 semanas e 15 dias...de Cinema

O Festival de Cinema do Rio começa nessa próxima quinta (com o "Tropa de Elite", que eu não vi pirata e nem vejo no Festival) e meu roteiro é o seguinte:

21/09 - SEXTA
14h - "Sonhando Acordado": o semi-novo do Michael Gondry que estou esperando desde o Festival passado abre mina programação com expectativas lá no alto. Foi o único filme que eu tentei baixar na minha vida - e não deu certo.
16h45 - "I'm A Cyborg, But That's OK": é o diretor de "Old Boy", que eu não vi, mas todo mundo fala. O título é o máximo. Primeiro salto no escuro da minha programação.


21h30 - "Nome Próprio": filme protagonizado pela Leandra Leal (que também tem um blo bacana chamado Alice Me Persegue), uma das minhas atrizes preferidas da nova geração. É baseado num livro da Clara Averbuk que eu não li. (eu leio pouco mesmo)

22/09 - SÁBADO
16h30 - "The Waitress": filme que já vem sendo chamado de "Little Miss Sunshine 2" por vir do cinema independete americano com força para chegar nas premiações de Hollywood (Oscar, Glob de Ouro, sindicatos). Expectativa alta.

23/09 - DOMINGO
14h15 - "Onde Andará Dulce Veiga?": é muito mais pelo Caio Fernando Abreu (autor do livro) do que por qualquer outra coisa. A presença da Maitê Proença no elenco me deixou com um pouco de medo. Segundo salto no escuro.

25/09 - TERÇA
13h30 - "Annie Leibovitz: Vida Retratadas": documentário sobre a famosa fotógrafa, que tem uma penca de imagens clássica pra Rolling Stone gringa. É de graça.~Se for ruim (o que acho difícil), nem dá pra reclamar.

26/09 - QUARTA
20h - "Antiga Alegria": gostei da sinopse, e vi que tem o Will Oldham (conhecido musicalmente como Bonnie "Prince" Billy) no elenco. Terceiro salto no escuro.

27/09 - QUINTA
16h - "Cashback": outro com a sinopse interessante. Quarto salto no escuro.
21h15 - "A Via Láctea": dos brasileiros foi o que mais me interessou. É com o Marco Rica e com uma dessas novas atrizes bonitas da nova geração. Lembrando que o a seleção nacional ano passado me deu "Proibido Proibir" ano passado. É a aposta.

28/09 - SEXTA
12h - "Império dos Sonhos": novo do David Lynch. Ninguém sabe se vai ser exibido nas especificações que o maluco fez (e que gerou a falta de distribuidora nos EUA). Eu sei que não vou entender. E daí?
19h - "O Expresso Darjeeling": novo do Wes Anderson, com o irmão Wilson suicida, Andrien Brody e Jason Schwartzman e uma história bem maluca. E Bill Murray. E Angelica Houston.
24h - "Like A Virgin": estou vendo pra minha irmã poder ver também. Quarto salto no escuro.

29/09 - SÁBADO
14h - "Paranoid Park": acho o Gus Van Sant um puta cineasta, inclusive essa última fase dele, que chega ao terceiro filme (depois de "Elephant" e "Last Days") com este. Se o pessoal de Cannes fez até maracutaia pra premiar o filme é porque deve ser bom, né?
16h30 - "Em Paris": filme francês com boa sinopse. É c0om aquele ator novo bacana que fez sonhadores e me foge o nome. Quinto salto no escuro.

30/09 - DOMINGO
17h30 - "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias": grande vencedor de Cannes em 2007 e trocadilhado por mim no título do post (como eu sou sagaz!). Filmes do leste europeu e quaisquer cinematografias afins não costumam despertar meu interesse (apesar de eu ter visto um bom filme israelense final de semana passado), mas a Palma pesa nesse caso.

01/10 - SEGUNDA
16h30 - "Controle, a história de Ian Curtis": sem dúvidas o que eu mais esperava nesse Festival. Chance nula de ser uma merda. O título ficou brega, numa tentativa falha de ficar mais comercial (o brasileiro comum conhece o Ian Curtis?). O original ou até mesmo só "Controle" ficaria mais bacana.
21h30 - "Déficit": estréia do Gael Gárcia Bernal na direção, com música no Devendra Banhart na trilha. A sinopse é até interessante, mas tenho minhas ressalvas.

02/10 - TERÇA
16h - "Kurt Cobain: Retrato de uma Ausência": documentário sobre o Kurt feito a partir de sei lá quantas horas de entrevistas com o cara.

03/10 - QUARTA
19h15 - "O Búfalo da Noite": baseado num livro do Guillhermo Arriaga (autor dos roteiros dos filmes do Alejandro Iñarritú) e com uma atriz bonita que eu não conheço numas fotos que eu vi. Sexto salto no escuro.

04/10 - QUINTA
17h30 - "I'm Not There": o filme dos 6 Bobs Dylans.
24h - "A Era da Inocência": novo longa do Denys Arcand de "O Declínio do Império Americano" e de "As Invasões Bárbaras". Pela hora da sessão, fecha o festival.

A idéia é blogar a cada novo filme, com as minhas impressões, mas o tempo urge e nem sei se vai rolar.

Que o cinema salve nossas vidas...

Um comentário:

Denis Pacheco disse...

Seu roteiro tá ótimo...

A inveja corre em minhas veias já que (mesmo q fosse na mostra de SP) seria impossível p/ mim assistir tudo isso... provavelmente ia conseguir ver um só (como aconteceu ano passado... aki lota tudo, nunca tem ingresso, eh horrível)