sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Melhores Músicas de 2007: 70 - 61

70) "Now, now" MP3
St. Vincent
Quando a Feist foi para o primeiro time do pop, os indies-recalcados chiaram. Aí acabaram preferindo Annie Clark, codinome St. Vincent, outra cantora bem-conectada (já tocou com Sufjam Stevens, Polyphonic Spree e outros) e bem-intencionada, cuja música é tão arrebatadora quanto a da canadense. A faixa de abertura de seu primeiro disco, "Marry Me", é pedia certa pra os que já se cansaram de "1 2 3 4".

69) "Ayo technology (she wants it)" MP3
50 Cent feat. Justin Timberlake e Timbaland

Ok ok. Por mais que a dupla dinâmica do pop americano esteja ali no background, continua sendo 50 Cent e sexista para caralho, mas vai me dizer que não funciona? Como uma versão porn de "Cry me a river", a música traz os synths do Timbaland como a única base, sem batidas, quase atmosféricos, até que chega o refrão com Justin soltando aquele falsete-Prince característico das suas últimas produções. E você acaba se esquecendo que aquilo é 50 Cent e o quão ele é idiota.

68) "Rise above" MP3
Dirty Projectors
"Rise Above", o disco, foi uma das idéias mais arriscadas de 2007 - retrabalhar um álbum clássico inteiro, no caso "Damaged" do Black Flag. Tinha tudo para dar errado (o hardcore do original transformado em freak-folk dos anos 2000), mas a faixa-título e gran finale do disco dissipa qualquer dúvida ou má impressão. Diametralmente diferente e, talvez por isso, igualmente devastadora.

67) "Fluorescent adolescent" MP3
Arctic Monkeys
Quem diria que "Fluorescent adolescent" faria os macacos 'estourarem' (em termos) aqui no Brasil. Das duas uma: ou o meu porteiro é indie, ou essa é a primeira música a tocar tanto na Last FM quanto na Nativa FM. De qualquer forma, palma para eles.

66) "Elephant gun" MP3
Beirut

Mesmo sendo bem menos do que falam dele (gênio? daqui uns 10 anos talvez...), Zach Condon tem lá seus méritos. "Elephant gun", ponto alto do EP "Long Gisland", concentra todos eles. Estão ali os arranjos inusitados e belos, a voz expressiva, as pinceladas de música dos balcanica e a melodia emocionada. Está no caminho certo, agora basta sobreviver ao hype.

65) "The dull flame of desire" MP3
Björk feat. Anthony Hegarty

"Volta" foi mais interessante não pelo o que foi vendido, - um álbum pop da Björk - mas por pequenas surpresas como essa. "The dull flame of desire" é épica e emocionalmente gigantesca, mas ao mesmo tempo guarda uma fragilidade sutil, humana. A impressionante simbiose dois vocais e da orquestração parecem envolver o ouvinte, inundá-lo. Desvastadora.

64) "Suportar" MP3
Lasciva Lula
Justo quando a banda começa a aparecer no radar, - depois de quase 10 anos de existência - o Lasciva Lula decidiu que continuar batendo cabeça contra o mercado fonográfico brasileiro não valia a pena. Mais uma triste história dos que ainda teimam ir contra os padrões estabelecidos (há uns 10 anos atrás) nessa coisa nefasta que é o pop brasileiro. "Suportar" é a faixa mais calma de "Sublime Mundo Crânio" e a essa altura soa com um belo e doloroso adeus.

63) "My moon my man" MP3
Feist
É um clichê velho de cantora-madura querer flertar com o jazz, ou se diser influenciada por ele. Só que há mares de distância entre uma Nina Simone e, sei lá, uma Luíza Possi. Geralmente falta elegância ou criatividade. Para desespero das outras, Leslie Feist tem as duas características, de sobra. "My moon, my man" é charmosa, elegante e sexy - um jazz-pop competente por quem entende do riscado.

62) "My favorite book" MP3
Stars

Depois dessa, a nossa amada senhora Nina Persson pode se aposentar. Nessa coisa-fofa de música, Amy Millan chega querendo tudo, sutil como se não quisesse nada, e arrabata os corações dos marmanjos, igual a sueca fazia lá nos idos de "Lovefool". Casa, comida e roupa lavada. Topa, Amy?

61) "Atalho clichê" MP3
Terminal Guadalupe

Ainda na busca por um disco 100% ("A Marcha Dos Invisíveis" quase chegou lá), os curitibanos do Terminal Guadalupe já podem ser orgulhar de ter composto uma das melhores canções de amor-partido de 2007. Pop rock com inteligência e cantado em português, por quem ainda acredita nisso.

**********************************************************
Antes: Melhores Músicas de 2007: 80 - 71
Depois: Melhores Músicas de 2007: 60 - 51

2 comentários:

Zé Messias disse...

Era isso mesmo que eu queria comentar com você. Tava na kombi indo para casa, quando eu ouço "Fluorescent", eu quase caí para trás, ainda mais porque era uma versão meio remix....

Renata Sofia disse...

anciosa pelos posts faltante.

tá na ordem?