quinta-feira, 22 de março de 2007

noite passada um livro salvou minha vida



Esses dias tenho feito um coisa que me prometi fazer há alguns meses: reler "Alta Fidelidade". Comecei quando decidi organizar as coisas e fazer uns tops-alguma-coisa-da-minha-vida-hoje. Depois, no embalo, decidi fazer uma mixtape para alguém que, digamos, anda merecendo uma mixtape.


Pode parecer conversa, mas essas coisas bobas me deixam bem pra caralho. Sabe, organizar as idéias em tópicos, taxidermizar os pensamentos dão a estranha (e ilusória) sensação que está tudo no lugar, mesmo não estando. Reconfortante, saca?

Reconforto também é a sensação que reler "Alta Fidelidade" 2 anos depois. Exato (ou qause) 2 anos depois. Me lembro de quão na merda eu estava há uns 2 anos atrás. Crise existencial brava. Quando eu entendi que o que eu mais queria era o que me fazia mais mal, descobri também que não queria mais nada. E, então, nada passou a fazer algum sentido. Vazio.

A verdade é que, de alguma forma, há dois anos atrás, entre tantas outras canções, entre tantos outros filmes, ler "Alta Fidelidade" meio que salvou minha vida.

Rob Fleming sou eu. Parece clichê pros fãs de Nick Hornby, mas é verdade. Sabe TODAS aquelas divagações sobre pop, girls, etc? Então, antes mesmo de ver o filme, eu já tinha feito TODAS elas. E foi reconfortante saber que alguém - mesmo um alguém inventado - parecia comigo. Ou pelo menos conseguisse pôr TODAS aquelas divagações pra fora.

O mais curioso de tudo é que ainda é extremamente reconfortante ler "Alta Fidelidade" e me descobrir naquelças linhas. mesmo que eu tenha invluntariamente incorporado esse ar mais grown up boy na minha personalidade e na minha cara (uns fiapinhos a mais de barba e só). Mesmo que, bem, eu saiba melhor quem é Livio Vilela e o que ele tem que fazer, TODAS aquelas divagações ainda fazem um puto dum sentido.

E enquanto sentido fizer, eu continuo aqui: tops pondo ordem na cabeça, mixtapes para alguém que anda merecendo uma mixtape pondo ordem ordem no coração.




trilha do post: Voxtrot - EPs, Singles & B-sides
(taí uma banda que podia salvar tua vida)

Um comentário:

Nani disse...

eu tenho exatamente essa edição paperback da penguin!

eu me sinto mais como o rob do fim do livro que propriamente do começo - amo música, mas não encano muito com isso, não me importo em ter amigos e afins que não gostem das mesmas coisas que eu. mas também fez muuita diferença na minha vida, me ajudou a entender muita coisa, e é realmente um livro fantástico =)